Você vai ser Polícia!

Você vai ser Polícia!

Você vai prestar um concurso público concorrido, onde mais de 50 pessoas disputam uma vaga. Vai ser submetido a vários testes e se aprovado, vai ganhar uma nova familia, chamada pelotão.

Vai fazer amizades, passar por felicidades e conflitos, vai ouvir gente contando historia e isso vai te motivar. Vai conhecer um cara do qual nunca vai se esquecer, seu Comandante de Pelotão, por vezes vai sonhar com ele gritando seu nome.

Vai aprender que um pelotão é o menor tribunal que existe e ali você será julgado pela ética e hombridade, desonestidade, covardia e caguetagem são os piores crimes. Você vai aprender a manusear armas, confeccionar documentos e dirigir uma viatura.

Vai sentir saudades de casa, vai emagrecer, vai ficar preso trabalhando e preso na folga. Perto do fim, já vai ter identificado seus pais e irmãos na familia do pelotão e eles assim o serão pelo resto da vida. Ao final vai receber uma farda, arma, e vai novamente concorrer, dessa vez para ser transferido para o mais próximo possível de sua familia. Ja na sua unidade, vai entrar em um filme em que a historia ja ocorre ha anos, e nessa historia, alguns são bons e outros não.

Vai ser escalado para trabalhar com um policial mais experiente, mesmo que esse não seja o real motivo para que ele trabalhe com você. Vai conhecer a região, se localizar e vai dividir tudo em area tranquila e área carregada.

Vai mostrar a cara, se exaltar mais q deveria e perceber que chegar como um gatinho e sair como um leão é na prática, a melhor saída. Vai receber ordens que talvez não entenda o por que de executa-las. Vai executar suas próprias ordens e vai descobrir que dando tudo certo você passa batido, mas se der errado, você será marcado.

Vai conhecer um regulamento extremamente manipulável, mas que independente disso, se a motivação for essa, você será punido. Passado essa primeira adaptação você já terá reunido amigos e inimigos na rua. Vai perceber que a facilidade em se relacionar com pessoas vai te trazer experiências prazerosas relacionadas a pessoas do sexo feminino e nisso você irá se empenhar.

Vai ter infelicidades diversas também, a pior delas será perder algum dos seus irmãos. Passado algum tempo e tendo acumulado a experiência, vai concorrer novamente a uma vaga para que se torne um graduado, mas dessa vez vai disputar sua vaga com pouco mais de 20 outros tais como você (ja melhorou em relação aos 50).

Vai junto dos seus irmãos prestar a prova e na volta vai ficar discutindo as alternativas das questões.

Vai ser reprovado, vai tentar novamente e sempre com a intenção de se dedicar aos estudos (12 horas antes da prova).

Vai querer se comparar com outros que foram aprovados e vai se sentir “atrasado” em relação a eles. Vai tentar novamente e será aprovado, imediatamente após descobrir vai comprar sua divisa mesmo que ainda leve alguns meses para poder ostenta-la na farda.

Vai querer usar a farda de frio mesmo no calor para poder ostentar a divisa no braço. Ao ser promovido vai descobrir que nada mudou, além do q agora você recebe um pouco mais no salário (bem pouco mais) e tem mais responsabilidades e menos chances de se justificar.

Vai descobrir a maior responsabilidade de qualquer militar, seja ele Soldado ou General, que é ser responsável por alguém.

Vai ter que tomar decisões mesmo que quem as solicite já saiba qual seria a melhor delas, mas você será testado e não terá chances de pestanejar.

Vai perceber que a antiguidade não é superior aos interesses e amizades e a sua só vai valer, na maioria das vezes, para agregar responsabilidade.

Vai usar bigode. Em meio a isso tudo ainda ha grandes chances de você ser pai, sendo casado ou não.

Vai descobrir que aqueles planos financeiros de seguir aquela linha de aquisição de automóveis e motos foi por água abaixo (ou leite adentro). Isso, aliado ao fato de que já aprendeu um pouco das relações entre quem manda e quem obedece, vai se ver pressionado a novamente concorrer a uma vaga, ainda contra, na media, outros 22.

Vai ser reprovado (era obvio). Vai tentar novamente algumas vezes e vai perceber que nesse, você realmente terá que se dedicar ( a aprender a regra do chute).

Vai completar 10 anos de corporação e isso vai fazer com que entre em contato com seus velhos irmãos, descobrindo que alguns se dedicaram brilhantemente a carreira, outros nem tanto e outros que se dedicaram ao oposto ao que lhes foi ensinado, alguns deles já estarão demitidos. Alguns já não estarão entre nós.

Vai se sentir aliviado quando descobrir que outros tem mais filhos que você e sobrevivem. Agora sim você será aprovado! e novamente estará em um pelotão em uma unidade de ensino. Novamente uma familia, onde as relações são as mesmas, porém dessa vez seus pais e irmãos serão experientes o suficiente para te ensinar ate mais do que o curso em si. Vai ter outro comandante, mais esse estará mais pra um irmão mais velho do que pai. Vai aprender a utilizar novas armas, vai emagrecer e sentir saudades de casa. Vai lembrar do seu filho toda vez que comer ou dormir.

Vai entender algumas das ordens que não entendia no começo dessa historia. Vai ouvir muitas historias, mas agora saberá distinguir as reais. Vai ver alguns dos seus irmãos com dificuldades e vai se aproximar ainda mais.

Vai ver gente muito mais nova que você te ensinando sobre coisas que você já havia aprendido da pior forma. Vai receber menos do que quando trabalhava nas ruas, vai se endividar.

Vai perceber que ficar preso é ainda pior agora. Vai tirar notas boas no começo do curso, depois vai considerar o 5, um 10. Vai administrar tudo e no fim se formará, seu filho vai estar la com orgulho de você. Novamente será apresentado a uma familia com historia em andamento, porém dessa vez no papel de pai. Vai descobrir formas engenhosas de ser enganado. Vai concordar que o melhor ensinamento é o exemplo e só vai cobrar aquilo que também dispõe a fazer. Vai se enxergar em alguns dos mais novos e vai tratar esses como filhos, alguns mais teimosos que precisam ser corrigidos outros maid obedientes.

Vai ser testado a cada frase dita pelos subordinados mais velhos e eles tentarão deconstiuir sua autoridade. Perceberá que o respeito é realmente uma via de mão dupla e quando ele não vier na sua direção, você terá de ocupar as duas vias e atropelar quem o negar a você. Você vai mudar, vai falar o que tem q ser dito, mas bem menos do que diria antigamente. Vai ver erros como os seus prestes a serem cometidos e mesmo assim não vai os convencer de que não os cometam.

Vai ver quem pode, mas não sabe, decidir. Vai ver quem sabe, mas não pode, se calar.

Vai perceber que por mais que o trabalho seja o mesmo, nenhum dos dias foram iguais. Vai se aperfeiçoar e sentir a mesma felicidade da primeira vez em que foi promovido. Já não vai mais se ressentir com a morte e vai ter medo disso. Já vai ter tirado a vida de alguém e vai se lembrar desses momentos por todo o restante da sua vida. Vai tentar entender como foi sortudo em várias chances de ter morrido. Vai voltar para perto de sua familia, e agradecer cada momento de estar ao seu lado. Vai sonhar com seu filho sendo policial e vai sofrer quando perceber que ele não considera essa hipótese. Se ainda não havia se casado, e se casar provavelmente vai se divorciar. Vai começar a sonhar com a aposentadoria.

Vai voltar ao plano da linha de aquisição de automóveis e motos. Vai ter acumulado muitas amizades no meio civil, mas nada comparado aos seus irmãos de farda, eles ainda estarão com você. Vai se espantar em como o fim chegou rápido. Não vai querer pensar em como será seu ultimo dia, mas vai fazer as contas.

Vai querer reverter essa situação, como quando o super homem inverteu o eixo de rotação da terra.

Vai trabalhar com o ânimo de um recruta, mas com a experiência de um comandante, isso será arriscado, mas será prazeroso.

Seu ultimo dia vai chegar e você não estará preparado para sua ultima promoção, dessa vez não terá com quem disputar uma vaga, terá apenas um concorrente, você mesmo com suas lembranças. Vão se despedir de você pelo radio e mesmo que quem esteja se despedindo não tenha nem nascido à época que você iniciou essa historia, você ouvirá as vozes de todos que te acompanharam por toda ela.

Você acha que não, mas vai chorar. Sua nova carreira chegou, e nela tudo o que você sabe pouco vale, o que agora tem valor, é o conhecimento em relação a si mesmo.

Autor desconhecido.

Preparo Concursos 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s