Por Que Temos de Estudar Redação para Concurso Público

AS VANTAGENS DE ESTUDAR REDAÇÃO PARA CONCURSOS

Essa é uma ideia relativamente falsa, pois também é possível escrever sem inspiração, mas, para isso, deve-se empregar muito esforço e dedicação no estudo da redação, pois podemos sim aprender a escrever, mesmo quando temos muitas dificuldades de escrita. Por isso, vamos apresentar aqui algumas vantagens de se estudar redação e mostrar os segredos de uma boa dissertação.

MELHORA DA HABILIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Ao contrário do que se pensa, a prova de redação não é uma prova só de escrita, ela é também uma prova de leitura e interpretação. Isso porque, antes de você sair escrevendo, precisa ler e entender o que pede a proposta para não fugir do que está sendo cobrado.

Além disso, muitas provas oferecem um conjunto de textos de apoio para auxiliar o candidato na construção da redação, daí a importância de ser um leitor proficiente — o estudo de redação irá ajudá-lo nisso.

DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE ARGUMENTAR

As provas, em geral, pedem que o aluno escreva uma dissertação argumentativa.

Acontece que, ao longo de nosso percurso escolar e mesmo nas nossas práticas sociais, não somos muito incentivados a argumentar e, na verdade, muitas pessoas nem sabem fazer isso ou fazem de maneira precária.

Estudar redação irá fazer com que você aprenda e treine a argumentação, para fazer esse trabalho com eficiência.

CONSTRUÇÃO DE UM REPERTÓRIO

É importante fornecer argumentos na redação, mas esses argumentos devem ter fundamento, ou seja, eles devem ser bem sustentados, de modo que o leitor não possa questioná-los.

Para que você possa escrever bons argumentos, é necessário que você tenha um bom repertório sobre a história (nacional e mundial), os comportamentos sociais, os problemas atuais, as descobertas científicas mais recentes, etc. Quando você estuda redação, você passa a ter contato com textos variados que podem ajudá-lo a construir esse repertório.

CONFIANÇA SOBRE O QUE PROVA IRÁ EXIGIR DE VOCÊ

O concurseiro que não estuda redação chega na prova, lê a proposta e fica perdido, sem saber o que fazer, e aí acaba escrevendo um texto qualquer, desperdiçando a chance de conquistar a vaga.

Por isso, é importante observar como são as bancas dos concursos que você irá fazer e o que elas costumam exigir na prova de redação. É fundamental também que você faça algumas dessas propostas, sempre tendo o feedback de um professor para que você possa saber o que precisa ser melhorado.

O treino e o conhecimento irão lhe proporcionar confiança para escrever o texto na hora da prova.

Ainda não está convencido depois de todas essas vantagens? Então vou contar a principal vantagem de se estudar redação: conquistar a tão sonhada vaga através do concurso público.

Se você se lembrar que muitos concurseiros descuidam desse estudo, irá perceber que estudar redação coloca você um passo à frente dos outros candidatos e, quanto mais você estudar e aprimorar seu texto, mais à frente estará na disputa pela vaga.

Correção de Redação 

Preparo Concursos

Font: http://www.lendo.org/

Um comentário sobre “Por Que Temos de Estudar Redação para Concurso Público

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s