Compensa fazer concurso público?

Concurso público é uma ótima oportunidade para obter um bom emprego público, pois nesse sistema não temos indicação ou a famosa “peixada”. Assim, o concurso público é uma forma de nivelar todos por igual. Além disso, o ambiente de trabalho é mais confortável. Nele não temos a pressão e o receio que todo dia temos de matar um leão. Entretanto, não é uma tarefa fácil e muito menos uma atividade tranquila como muitos pensam. Nesse processo, beneficia o mérito.

Os concursados têm atividades árduas. Quem pensa que ao passar num concurso terá sombra e água fresca, está, totalmente, errado. No entanto, digo que compensa fazer concurso público, pois nele temos a estabilidade que gera um certo conforto em meio de tantas dificuldades que enfrentamos.

Agora vamos pautar os pontos que demonstram que compensa fazer concurso público hoje em dia.

Pontos Positivos

Experiência

Na grande maioria dos concursos, não é levado em conta a analise curricular. Não cobram experiência anteriores do candidatos. Assim sendo, torna-se um processo em que o resultado final está ligado com os esforço dedicado dia a dia.

Dessa forma, a nota que o candidato obtém no dia da prova determina seu futuro. bem melhor que depender de uma avaliação pessoal de um avaliador. Caso que é comum em muitas entrevistas de emprego.

Então, fica demonstrado que o concurso público é um ambiente em que o fator final está mais atrelado com nossas ações.

Assim, é um vantagem o fato de não ter entrevista de emprego, pois não ficamos a mercer de uma escolha subjetiva, mas, sim, de uma objetividade de nosso desempenho.

Benefícios

Os benefícios do concurso público são gigantescos. Nos sabemos que nesse meio as observações acordadas são mais levadas a sério. Além disso, temos a garantia que não teremos que fazer inúmeras funções para suprir a falta de orçamento – algo que é bem recorrente nas empresas privadas —

Outra vantagem é que além de um bom salário, diversos benefícios são oferecidos. Podemos citar o: vale-alimentação, vale-refeição, vale-transporte, além de muitos outros.

Estabilidade

Essa é uma das maiores vantagens de um concurso público. O funcionário aprovado tem garantia de estabilidade no cargo, ou seja, não pode ser demitido a qualquer momento e sem motivos.

Segundo o Artigo 41 da Constituição Federal, após três anos de exercício das atividades do cargo, ele garante a estabilidade, esse é o chamado estágio probatório. Nesse caso, a demissão ocorre apenas em casos extremos de falhas.Remuneração

Outro fator determinante é a remuneração, a média salarial dos cargos em concursos públicos é bem superior ao funcionalismo privado, principalmente em cargos que não exigem formação superior. Além disso, os horários são estabelecidos e dificilmente há necessidade de cumprir horas extras.

Fonte Preparo Concursos

Correção de redação

Questões de concurso

Um comentário sobre “Compensa fazer concurso público?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s